Tradução Juramentada: Veja como utilizar esse recurso!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 20 jul 23
Tradução Juramentada

Você sabe o que a tradução juramentada e para que ela serve?

O que faz um documento ser declarado verdadeiro ou como acordos comerciais podem ser válidos em diferentes países?

Essas situações são explicadas por meio do conceito de tradução juramentada, que facilita a vida de pessoas e organizações no Brasil e exterior, você vai entender mais a seguir.

Tradução Juramentada: O que é e para que serve?

A tradução juramentada é um dos tipos de tradução que tem como finalidade a atribuição de autenticidade a documentos quando estes são traduzidos para outro idioma.

No cotidiano é muito comum encontrar brasileiros com desejo de imigrar permanentemente para vários países no exterior.

Porém, a documentação brasileira, com o formato utilizado aqui, não vale diante de outros países.

Ela assume protagonismo, porque é através dela que o outro país vai poder atestar que suas informações descritas em certidão de nascimento, diploma e outros documentos são verdadeiras.

O mesmo acontece quando é preciso traduzir documentos para a língua portuguesa, em especial para juntar a processos jurídicos.

A tradução é um documento público e, como tal, é dotado de fé pública, há uma presunção de verdade dos fatos atestados naquele documento.

Neste tipo de documento, diferente do que acontece com outras traduções, é preciso que haja total identificação entre o documento original e o exemplar juramentado, eles representam verdadeiras cópias do documento, mas em outro idioma.

É preciso dizer que a tradução possui certas especificidades, que acompanham o documento original, veja alguns exemplos:

  • Quando o documento original apresenta erros, a versão juramentada não pode corrigi-los e os mesmos erros vão constar na tradução
  • Em caso de documentos com prazo de validade, como o passaporte, a versão juramentada vai acompanhar o mesmo prazo de vencimento.

Neste momento você pode se perguntar, mas eu sou obrigado a apresentar uma versão traduzida em formato juramentado em todas as ocasiões? Até em viagens comuns?

Em viagens turísticas não é preciso realizar nenhum tipo de tradução, basta estar com os documentos nas mãos e, se for o caso, portar o visto.

Por outro lado, há situações nas quais é obrigatória a tradução do documento realizada por tradutor juramentado, em virtude do grau de importância atribuída a determinadas situações, que possui o poder de conferir status jurídico diferenciado para as pessoas, como:

  • Casamentos com pessoas nascidas em outro país
  • Requisição de cidadania estrangeira
  • Se tornar estudante ou trabalhar em país estrangeiro
  • Documentos que possuem importante valor jurídico, como contratos sociais e testamentos.

Observe que em todos os casos citados acima o requerente pode passar a gozar de direitos de pessoas que vivem em países no exterior ou até mesmo no Brasil.

Assim, os documentos são dotados de caráter público para assegurar a validade das informações e garantir a segurança do próprio Estado.

Como fazer tradução de um documento?

A versão juramentada deve ser feita por tradutor juramentado devidamente aprovado em concurso público ou que apresente nível de proficiência C2, conforme o Quadro Comum Europeu de Referências.

Além do completo domínio do idioma para o qual deseja realizar traduções, a pessoa deve ter 18 anos ou mais, possuir diploma de nível superior, estar quite com as obrigações eleitorais e não ter praticado fato que cause a sua inelegibilidade.

Como se pode observar, a tradução é feita por profissional idôneo, com reconhecida competência e capacidade para prestar o compromisso de veracidade exigido pelas traduções juramentadas.

Se você precisa da segunda via de alguma certidão, basta:

  1. Acesse o site
  2. Escolha o “Tipo da certidão” e preencha os campos de “Estado”, “Cidade” e “Cartório”
  3. Na página seguinte, preencha em qual país vai ser utilizada a certidão
  4. Escolha o formato da certidão: Digital ou impressa
  5. Você deve preencher todos os seus dados, como nome, nome da mãe, data de nascimento, entre outros
  6. Verifique se todas as informações inseridas estão corretas e preencha os dados para entrega da certidão.

É importante estar com todos os documentos em mãos na hora de preencher as informações para evitar erros.

Essas e outras informações sobre a tradução juramentada, você acompanha no nosso site!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Como preencher um pedido de licença maternidade?

Como preencher um pedido de licença maternidade?

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, e para conciliar seu papel de mãe com seu atual serviço, é importante estar atento a documentos importantes, como o pedido de licença maternidade. Segundo o site InfoMoney, mais de 86 mil pedidos de licença maternidade foram...

ler mais
Posso tirar certidao de nascimento em qualquer cartório?

Posso tirar certidao de nascimento em qualquer cartório?

Será que posso tirar certidão de nascimento em qualquer cartório? Existe alguma restrição na solicitação desse documento? Essas podem ser algumas das dúvidas que você pode ter ao solicitar sua certidão de nascimento, e buscando sanar essa dúvidas separamos um conteúdo...

ler mais