Certidão de Nascimento Atualizada para Casamento

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 10 nov 17
Certidão de Nascimento Atualizada para Casamento

Conteúdo da Matéria

Certidão de nascimento atualizada para casamento, como fazer?

Entre os papéis necessários para realizar o casamento civil, os cartórios de registro civil exigem a certidão de nascimento atualizada dos noivos.

O prazo máximo ainda não está padronizado em todos os estados do Brasil, porém normalmente a data da expedição deve estar entre 90 dias a 6 meses até a data do pedido de agendamento do casamento.

O pedido pode ser feito a partir do cartório mais próximo de sua residência, mas será reencaminhado para o cartório o qual foi realizado o registro do nascimento, neste caso haverá uma ampliação no prazo de entrega do documento, por haver um número maior de trâmites.

 

Posso solicitar a Certidão de Nascimento Atualizada pela internet?

Para a maior comodidade da população, e consequência da digitalização de documentos antigos, os pedidos de segunda via atualizada da certidão de nascimento poderão ser feitos online em vários estados, através de sites como www.certidaodenascimentoonline.com.br,  que já está atendendo todos os estados brasileiros e o www.certidaodeinteiroteor.com.br que atende a pedidos de certidões para utilização internacional.

 

Taxas para emissão da Certidão de Nascimento Atualizada

A segunda via da Certidão de Nascimento Atualizada, ao contrário da primeira via, não é gratuita. A taxa cobrada varia de acordo com o local de nascimento. Cada estado aplica valores diferentes de taxas, que incluem o transporte da certidão, do cartório de registro até o cartório onde o pedido foi realizado, ou diretamente a sua casa, caso o pedido seja realizado via internet.

A segunda via da certidão de nascimento pode receber isenção do pagamento das taxas perante casos de pessoas de baixa renda. Porém para receber a isenção,  o pedido deve ser realizado pessoalmente no cartório, apresentando os documentos exigidos para comprovação da impossibilidade de pagamento.

Para agilizar o pedido é necessário saber o estado e a cidade de nascimento da pessoa, e apresentar o verso da identidade, que contém informações que ajudarão muito a busca do registro de nascimento e assim gerar uma certidão de nascimento atualizada para ser apresentada na realização do casamento civil, pelo cartório.

Inclusão de novos dados na Certidão de Nascimento

Desde dezembro de 2015 as certidões de nascimento possuem CPF impressos junto ao documento. No Estado de São Paulo por exemplo atualmente é obrigatório a emissão do número do CPF na certidão, já para os demais estados esta informação ainda é opcional.

O número do CPF a ser emitido na certidão de nascimento é gerado no momento em que a criança a ser registrada tem seus dados inseridos e validados pela Receita Federal.

 

Saiba Mais: Onde emitir a certidão de nascimento (2ª via) atualizada?

 

Importância da Certidão de Nascimento Atualizada

Com o avanço das tecnologias atuais, principalmente pelo uso da internet e redes sociais é possível verificar que as pessoas passam a se conhecer de forma mais rápida e muitas vezes sem ter um convívio no dia a dia. Assim, muitas dessas pessoas se casam e se separam rapidamente, visto que antigamente as relações eram mais duráveis e as famílias dos noivos se conheciam mais facilmente, o passar do tempo nos trouxe uma mudança cultural em relação ao casamento.

Desta forma, a apresentação da Certidão de Nascimento Atualizada passa a ter mais importância, já que muitos cartórios conseguem confirmar a situação civil de uma pessoa de forma instantânea.

 

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Para que serve a declaração de nascido vivo?

Para que serve a declaração de nascido vivo?

Muitas pessoas já ouviram falar da declaração de nascido vivo, mas não fazem idéia da importância deste documento. A vida de um cidadão é repleta por documentações que o seguem em todos os seus momentos, seja no seu nascimento, casamento ou até mesmo em seu óbito. Com...

ler mais
Entenda a função de uma Carta de sentença!

Entenda a função de uma Carta de sentença!

A Carta de Sentença é instrumento que trouxe mais agilidade ao Poder Judiciário. Mas, o que é realmente significa esse documento, e quando se aplica? É o que você confere aqui. Muito se reclama da lentidão dos processos judiciais, por isso, periodicamente alguns...

ler mais