Certidão de Nascimento de Inteiro Teor – Tudo Sobre!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 3 mar 17
certidão de nascimento de inteiro teor
Você sabia que existem dois tipos de certidão de nascimento? Um dos tipos é a “normal”, em Breve Relato, e a outra, completa e detalhada, em Inteiro Teor. Cada uma tem seu uso e suas características Confira agora mais sobre a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor e Breve Relato!

Mais sobre a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor

Após o nascimento, o registro relativo à essa pessoa envolve diversos detalhes que não são de muita utilidade no dia a dia. Por outro lado, há outros dados que são de maior importância e que, portanto, são mais utilizados nos atos cotidianos. Essas informações constam em uma certidão chamada de Breve Relato ou Breve Relatório que é a certidão fornecida por ocasião do registro do nascido vivo.

Saiba Mais: Onde emitir a certidão de nascimento (2ª via) atualizada?

A certidão mais “completa” só é fornecida mediante solicitação do interessado (registrado ou família). Essa certidão, chamada de Inteiro Teor, é utilizada em alguns casos específicos, apenas.

Quais informações a Certidão de Inteiro Teor tem a mais?

A Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, por exemplo costuma-se dizer, é a transcrição completa, fiel, de todos os dados relativos àquele nascimento no livro de registro. Isso quer dizer que toda informação que diga respeito àquele fato e que esteja registrada no livro, deverá constar nesta certidão.

Se em uma certidão de Breve Relato, por exemplo, constam somente os nomes dos avós maternos e paternos, a Certidão de Inteiro Teor informará, também, a localidade de nascimento dos avós, além da profissão dos pais e o nome das testemunhas, na época do registro. Além disso, nessa mesma certidão poderá conter informações como reconhecimento de maternidade e paternidade, correções de documentos, renúncia de cidadania ou nacionalidade, naturalização, óbito, divórcio ou casamento. Essa é a razão da obrigatoriedade desse tipo de certidão nos processos de reconhecimento de Dupla Cidadania. A exatidão e o rigor das informações transcritas.

Por que a certidão “normal” é a de Breve Relato?

Justamente devido a esse uso restrito é que a certidão fornecida por ocasião do registro da pessoa é a de Breve Relato.

São informações que não são de uso público, dizendo respeito a intimidade da pessoa. Sendo assim, somente informações que sejam necessárias para os procedimentos cotidianos e que não firam a dignidade da pessoa, além de terem uso prático real é que estarão nas certidões de Breve Relato, diferentemente das certidões de Inteiro Teor.

Como fazer seu pedido de Certidão de Inteiro Teor?

Ao fazer o seu pedido de certidão no cartório online, você pode optar pela emissão da sua certidão de Inteiro Teor. Basta assinalar no campo correspondente, Certidão em Inteiro Teor. Verifique o custo pois, normalmente, esse modelo de certidão costuma ter um valor um pouco acima do outro modelo de certidão. Para saber mais sobre o custo da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, certidões de casamento, entregas e afins veja as nossas perguntas frequentes.

Referências e Observações

Nós realizamos tanto o serviço de emissão de 2ª via em Breve Relato, quanto em Inteiro Teor para ambos os tipos de certidões (nascimento, casamento, óbito, imóveis..).

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Todos os detalhes sobre a nova certidão de nascimento!

Todos os detalhes sobre a nova certidão de nascimento!

A nova certidão de nascimento é um documento fundamental para todos os cidadãos brasileiros, se você precisa tirar a certidão, seja para atualização de dados ou simplesmente porque perdeu a antiga, este guia foi elaborado para você. Nele, vamos detalhar as mudanças na...

ler mais
Mãe menor de 18 anos pode registrar filho? Entenda aqui!

Mãe menor de 18 anos pode registrar filho? Entenda aqui!

Ser mãe jovem pode trazer uma série de desafios únicos, especialmente quando se trata de registrar o filho, neste post, vamos abordar se a mãe menor de 18 anos pode registrar filho. Segundo o site Gov.br, nascem cerca de 44 bebês de mães adolescentes no Brasil nos...

ler mais