Certidão de Nascimento de Inteiro Teor – Tudo Sobre!
5 (100%) 2 votes

Você sabia que existem dois tipos de certidão de nascimento? Um dos tipos é a “normal”, em Breve Relato, e a outra, completa e detalhada, em Inteiro Teor. Cada uma tem seu uso e suas características Confira agora mais sobre a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor e Breve Relato!

Mais sobre a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor

Após o nascimento, o registro relativo à essa pessoa envolve diversos detalhes que não são de muita utilidade no dia a dia. Por outro lado, há outros dados que são de maior importância e que, portanto, são mais utilizados nos atos cotidianos. Essas informações constam em uma certidão chamada de Breve Relato ou Breve Relatório que é a certidão fornecida por ocasião do registro do nascido vivo.

Saiba Mais: Onde emitir a certidão de nascimento (2ª via) atualizada?

A certidão mais “completa” só é fornecida mediante solicitação do interessado (registrado ou família). Essa certidão, chamada de Inteiro Teor, é utilizada em alguns casos específicos, apenas.

Quais informações a Certidão de Inteiro Teor tem a mais?

A Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, por exemplo costuma-se dizer, é a transcrição completa, fiel, de todos os dados relativos àquele nascimento no livro de registro. Isso quer dizer que toda informação que diga respeito àquele fato e que esteja registrada no livro, deverá constar nesta certidão.

Se em uma certidão de Breve Relato, por exemplo, constam somente os nomes dos avós maternos e paternos, a Certidão de Inteiro Teor informará, também, a localidade de nascimento dos avós, além da profissão dos pais e o nome das testemunhas, na época do registro. Além disso, nessa mesma certidão poderá conter informações como reconhecimento de maternidade e paternidade, correções de documentos, renúncia de cidadania ou nacionalidade, naturalização, óbito, divórcio ou casamento. Essa é a razão da obrigatoriedade desse tipo de certidão nos processos de reconhecimento de Dupla Cidadania. A exatidão e o rigor das informações transcritas.

Por que a certidão “normal” é a de Breve Relato?

Justamente devido a esse uso restrito é que a certidão fornecida por ocasião do registro da pessoa é a de Breve Relato.

São informações que não são de uso público, dizendo respeito a intimidade da pessoa. Sendo assim, somente informações que sejam necessárias para os procedimentos cotidianos e que não firam a dignidade da pessoa, além de terem uso prático real é que estarão nas certidões de Breve Relato, diferentemente das certidões de Inteiro Teor.

Como fazer seu pedido de Certidão de Inteiro Teor?

Ao fazer o seu pedido de certidão no cartório online, você pode optar pela emissão da sua certidão de Inteiro Teor. Basta assinalar no campo correspondente, Certidão em Inteiro Teor. Verifique o custo pois, normalmente, esse modelo de certidão costuma ter um valor um pouco acima do outro modelo de certidão. Para saber mais sobre o custo da Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, certidões de casamento, entregas e afins veja as nossas perguntas frequentes.

Referências e Observações

Nós realizamos tanto o serviço de emissão de 2ª via em Breve Relato, quanto em Inteiro Teor para ambos os tipos de certidões (nascimento, casamento, óbito, imóveis..).

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Pin It on Pinterest

Compartilhe