Você sabe quanto custa 2ª via da Certidão de Nascimento?

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 11 abr 17
quanto custa 2ª via da Certidão de Nascimento
A emissão da Certidão de Nascimento original não gera custo nenhum ao solicitante. Porém, uma segunda via dessa certidão, atualizada, se faz necessária, conforme o procedimento. E essa, sim, possui custo para emitir. Porém você sabe quanto custa 2ª via da Certidão de Nascimento? Então veja conosco!

Qual a necessidade de uma certidão atualizada?

A gratuidade da emissão da Certidão de Nascimento original é garantida por lei. Assim, independente de quem seja o solicitante, não haverá custos, de nenhuma natureza para quem solicitar a Certidão de Nascimento, em sua 1ª via.

Mas a Certidão de Nascimento, por ser portadora das informações da pessoa, sofre modificações e, como qualquer documento, necessita das devidas atualizações. Essas atualizações podem ser visualizadas e acessadas através de uma segunda via desse importante documento de acesso à cidadania, porta de entrada à civilidade.

Através de averbações, novas informações são adicionadas à Certidão de Nascimento, transformando-a em uma descrição sobre a vida da pessoa, com fatos narrados e registrados no Tabelionato.

Saiba Mais: Tudo sobre a Certidão de Nascimento de Inteiro Teor

Quem gera a tabela de valores?

Mas esses estabelecimentos, os Tabelionatos, são submissos às Justiças Estaduais, não havendo uma unificação nacional. Isso gera uma variedade de tabelas praticadas, sendo, cada Estado da União, soberano para decidir sobre os valores a serem utilizados.

Isso também gera uma incerteza por parte dos cidadãos. Você pode morar na Bahia porém, ter nascido no Rio Grande do Sul. “Onde solicitar a segunda via da Certidão de Nascimento e quanto vou pagar pelo documento?”. A segunda via da sua Certidão de Nascimento será obtida junto ao Tabelionato onde foi realizado o registro do nascido vivo. Sendo assim, a tabela de valores a ser praticada é a do Estado de origem, ou o Estado em que se localiza o Tabelionato onde foi efetuado o registro do nascimento, como fica claro no documento divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

A nossa tabela de custos pode ser consultada na página de ajuda ou clicando aqui.

Saiba como emitir sua certidão da maneira mais prática

Há também, os cartórios online, por exemplo. Esses são a maneira mais prática de se emitir a segunda via da Certidão de Nascimento, evitando deslocamentos da pessoa e transtornos desnecessários, já que, além de solicitar a certidão de sua própria casa, a pessoa ainda receberá diretamente em mãos o documento necessário.

Porém, para esse conforto e comodidade ser oferecido há um custo. Além dos custos dos Tabelionatos emissores das certidões, sujeitos às tabelas de preços vigentes em cada Estado da União, há ainda os custos operacionais do cartório online.

É importante lembrar que, levando em consideração a correria do dia a dia em que vivemos e a importância do tempo, sendo cada minuto valioso, esses custos e valores não são em nada excessivos. Sabendo que o solicitante levará apenas alguns minutos para solicitar sua 2ª via e, então, bastará aguardar no conforto de sua casa, torna-se um serviço de excelente custo-benefício.

Referências e Observações

Para consultar a nossa tabela oficial de custos de emissão clique aqui.

Interaja nos comentários caso tenha alguma dúvida a respeito desta matéria.

Compartilhe para ajudar a divulgar este material gratuito!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Como corrigir o nome na certidão de nascimento?

Como corrigir o nome na certidão de nascimento?

Muitos brasileiros se deparam com erros em seus documentos civis e acabam tendo dúvidas sobre como corrigir o nome na certidão de nascimento. Essa situação pode ocorrer por falhas de digitação no cartório, inconsistências na grafia ou até mesmo pela necessidade de...

ler mais
A mãe pode registrar o filho com o documento do pai?

A mãe pode registrar o filho com o documento do pai?

O nascimento de uma criança é um momento de grande importância e, junto com ele, vem a necessidade de realizar o registro civil, uma dúvida comum é se a mãe pode registrar o filho com o documento do pai. O registro de nascimento é gratuito e obrigatório, devendo ser...

ler mais
O primeiro registro de nascimento é pago?

O primeiro registro de nascimento é pago?

O primeiro registro de nascimento é pago? Essa questão gera incertezas principalmente em famílias que estão prestes a registrar seus filhos e não sabem se haverá cobrança no cartório. O registro de nascimento é o primeiro e mais importante documento da vida civil de...

ler mais