Como saber Número Livro e Folha da Certidão de Nascimento? Saiba aqui!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 25 mar 22
como saber número livro e folha da certidão de nascimento

Veja nesse artigo como saber número livro e folha da Certidão de Nascimento.

Existem muitas situações que podem nos levar a fornecer os dados presentes neste registro e se não soubermos verificar, podemos ter sérios problemas.

Para que você não cometa esses erros simples, colocamos neste artigo informações mais importantes sobre esse documento e como saber número livro e folha da Certidão de Nascimento.

Como saber Número Livro e Folha da Certidão de Nascimento?

Quem precisa saber como saber número livro e folha da Certidão de Nascimento, pode encontrá-lo perto da sigla FLS.

Há muitas circunstâncias que podem exigir que nós apresentemos os dados contidos no registro de nascimento, seja ao solicitar documentos matrimoniais ou seja porque o documento original está perdido ou em mau estado.

O número de matrícula que passou a ser inserido nos documentos a partir de 2009, irá fornecer todos os dados necessários para dar continuidade a esse processo, esse número aparece logo abaixo do nome do indivíduo registrado.

O registro de nascimento é a primeira certidão que recebemos quando chegamos ao mundo.

Por mais que seja desconsiderado por muitas pessoas, esse documento é muito mais importante do que pensamos.

Além de contar com dados oficiais sobre nosso nascimento, esse registro é essencial para que o estado e a sociedade nos reconheçam como cidadãos oficiais, esse documento esse registro é o que garante a nossa cidadania.

É importante lembrar que, solicitar o documento de nascimento é um direito de todos os cidadãos e nenhuma entidade de registro pode exigir uma taxa para emitir.

Na lei também está dito que indivíduos reconhecidamente pobres não precisam pagar para tirar a segunda via.

Desde 2009, os registros de nascimento, óbito e casamento começaram a receber um número de matrícula padronizado, esse dado fornece as principais informações referentes ao livro, termo e a folha.

Os documentos também passaram a ser impressos em papel moeda, algo que não acontecia há algum tempo atrás e mesmo com as novas mudanças, os registros antigos ainda possuem validade.

Para emitir a segunda via, os indivíduos possuem duas opções:

  • Documento físico: registro em papel moeda que será emitido e encaminhado para o endereço fornecido
  • Documento digital: registro virtual que será encaminhado em formato PDF.

É importante lembrar que, no caso da segunda opção, o documento só terá validade se for utilizado virtualmente, ele não terá nenhuma garantia se for impresso.

Como realizar o registro?

A primeira etapa para solicitar o documento de nascimento é verificar se o indivíduo não está registrado em nenhuma unidade responsável e se já foi, o registro está perdido.

No segundo caso, é preciso pedir a segunda via da certidão no próprio estabelecimento onde ocorreu o primeiro registro.

Para dar a primeira entrada nesse registro, um dos responsáveis deve ir até o cartório mais próximo do local onde aconteceu o nascimento.

Em alguns casos, os próprios hospitais oferecem esse tipo de serviço, fazendo com que o registro aconteça no local em que o indivíduo nasceu.

Para realizar o registro de maneira adequada, o responsável deverá estar portando seu documento de identificação, a declaração de nascido vivo, fornecida pelo hospital e a certidão de nascimento.

Quando os pais não são casados, um deles também deve levar uma autorização escrita do outro.

Se o parto não aconteceu no hospital ou não há a declaração de nascimento, duas testemunhas do parto devem se apresentar no cartório portando suas identidades oficiais.

Em municípios que não possuem cartórios ou unidades equivalentes, os pais precisam recorrer à prefeitura, que irá indicar outros lugares em que o registro pode ser feito.

O primeiro deve ser realizado em unidades especializadas nesse serviço, a segunda via pode ser requerida pela internet.

Você pode solicitar essa via aqui mesmo no nosso site, basta clicar aqui!

Agora que você já viu como saber número livro e folha da Certidão de Nascimento, não aparecerá nenhuma complicação no momento de fornecer esses dados.

Continue navegando no nosso blog para saber mais sobre esse assunto!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Dissolução de União Estável: Como é feita?

Dissolução de União Estável: Como é feita?

Desde 2010, já não existe mais a exigência de tempo mínimo para que o casal decida realizar a dissolução da União Estável. Ninguém se une oficialmente com o intuito de separar, mas não podemos nos prender a ideia de que deve existir as “felizes para sempre”. Por isso,...

ler mais
Conversão de União Estável em Casamento é possível?

Conversão de União Estável em Casamento é possível?

Será que existe a possibilidade de haver uma conversão de União Estável em Casamento? Casar é o sonho de muitos casais, mesmo que em primeiro momento o casal tenha optado pela União Estável, a formalização tradicional ainda é almejada por muitos. Nesse sentido, quando...

ler mais
Diferença entre União Estável e Casamento! Saiba aqui!

Diferença entre União Estável e Casamento! Saiba aqui!

Você sabe qual a diferença entre União Estável e Casamento? Os dois modelos de comunhão, tanto a União Estável quanto o casamento, são reconhecidos como núcleos familiares. Eles são relacionamentos regidos pelo direito de família, garantido pela Constituição 1988....

ler mais