2ª Via da Certidão de Batismo!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 20 jul 20
certidão de batismo

A certidão de batismo pode ser muito útil a você, principalmente, se iniciou o processo de dupla cidadania. Dessa forma, veja aqui a maneira de a segunda via dessa certidão.

Dentro dos ritos católicos o batismo é um dos mais importantes, sobretudo as famílias nas quais desejam preservar suas tradições. Entretanto, mesmo sendo uma cerimônia religiosa o seu registro serve de modo a confirmar a data e o local de nascimento de um indivíduo.

Portanto, esses dados podem ser essenciais em alguns processos. Confira como solicitar um exemplar da certidão de batismo, e quando esse documento é útil.

Como solicitar um Passaporte Infantil?

O que é a certidão de batismo?

Primeiramente, é um registro emitido pela Igreja Católica com o fim de confirmar o primeiro sacramento na religião cristã. Ele é entregue aos pais ou responsáveis, normalmente, quando a criança passa pelo rito. Adultos no qual ingressam no catolicismo também recebem o documento. Decerto sem a certidão de batismo o católico não poderá completar os demais sacramentos dessa religião.

Então, cerimônias como casamento e crisma só são permitidas as pessoas nas quais apresentam o batistério (modo no qual também é conhecido). Por outro lado, a certidão de batismo pode ser aproveitada na confirmação de nascimento. Em muitos lugares do mundo a certidão de batismo é considerada, similarmente, a certidão de nascimento. Mas, para isso é necessário estar devidamente validada, devendo constar:

  • A rubrica ou assinatura do padre no qual realizou a cerimônia. Esse aval fica registrado no livro de batismo;
  • A certidão precisa conter o carimbo da Diocese.

Portanto, somente com esses requisitos a certidão de batismo terá validade ao requerer nacionalidade em alguns países.

Como solicitar 2ª via certidão de batismo?

Essa solicitação é mais comum às pessoas nas quais vão se casar na igreja. Desse modo, precisam ter em mãos a confirmação de batismo, de modo a obter a benção do padre. Assim a primeira etapa é descobrir em qual comunidade cristã ocorreu o batismo. Nessa fase a ajuda da família é fundamental, sobretudo quando os interessados não se recordam da cerimônia. Posteriormente a essa descoberta, faça o seguinte:

  1. Siga até a igreja, e vá na secretaria paroquial, espaço onde se assemelha a parte administrativa;
  2. Serão solicitadas informações de filiação, nome completo, data de nascimento ou outros dados no qual ajudem a encontrar seu batistério no livro de registro da igreja.

Conforme procedimentos da paróquia, será dado um prazo a você receber o exemplar de seu batistério.

Outras dicas para emitir sua certidão

No entanto, se ficou difícil saber onde ocorreu a cerimônia do seu primeiro sacramento, veja outros caminhos nos quais vão lhe ajudar na dúvida:

  • Procure o registro de casamento dos seus pais, é possível o batizado ter acontecido na mesma diocese;
  • Faça uma lista das paróquias de sua cidade, e pesquise nas mais próximas da casa onde passou a infância;
  • Filhos de militares são batizados por capelão militar, ou seja, a informação estará na base onde nasceram.

Nos processos de solicitação da dupla nacionalidade além da certidão de batismo, a certidão de nascimento oficial será importante. Nesse caso, você conta com a facilidade do pedido online a fim de pedir a sua cópia, basta clicar aqui e solicite esse documento. O procedimento online é simples e descomplicado, ideal a quem não possui tempo para ir pessoalmente solicitar a certidão de batismo.

Saiba como fazer a retificação de certidão de nascimento agora!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Como preencher um pedido de licença maternidade?

Como preencher um pedido de licença maternidade?

Ser mãe é o sonho de muitas mulheres, e para conciliar seu papel de mãe com seu atual serviço, é importante estar atento a documentos importantes, como o pedido de licença maternidade. Segundo o site InfoMoney, mais de 86 mil pedidos de licença maternidade foram...

ler mais