2ª Via da Certidão de Batismo!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 20 jul 20
certidão de batismo

A certidão de batismo pode ser muito útil a você, principalmente, se iniciou o processo de dupla cidadania. Dessa forma, veja aqui a maneira de a segunda via dessa certidão.

Dentro dos ritos católicos o batismo é um dos mais importantes, sobretudo as famílias nas quais desejam preservar suas tradições. Entretanto, mesmo sendo uma cerimônia religiosa o seu registro serve de modo a confirmar a data e o local de nascimento de um indivíduo.

Portanto, esses dados podem ser essenciais em alguns processos. Confira como solicitar um exemplar da certidão de batismo, e quando esse documento é útil.

Como solicitar um Passaporte Infantil?

O que é a certidão de batismo?

Primeiramente, é um registro emitido pela Igreja Católica com o fim de confirmar o primeiro sacramento na religião cristã. Ele é entregue aos pais ou responsáveis, normalmente, quando a criança passa pelo rito. Adultos no qual ingressam no catolicismo também recebem o documento. Decerto sem a certidão de batismo o católico não poderá completar os demais sacramentos dessa religião.

Então, cerimônias como casamento e crisma só são permitidas as pessoas nas quais apresentam o batistério (modo no qual também é conhecido). Por outro lado, a certidão de batismo pode ser aproveitada na confirmação de nascimento. Em muitos lugares do mundo a certidão de batismo é considerada, similarmente, a certidão de nascimento. Mas, para isso é necessário estar devidamente validada, devendo constar:

  • A rubrica ou assinatura do padre no qual realizou a cerimônia. Esse aval fica registrado no livro de batismo;
  • A certidão precisa conter o carimbo da Diocese.

Portanto, somente com esses requisitos a certidão de batismo terá validade ao requerer nacionalidade em alguns países.

Como solicitar 2ª via certidão de batismo?

Essa solicitação é mais comum às pessoas nas quais vão se casar na igreja. Desse modo, precisam ter em mãos a confirmação de batismo, de modo a obter a benção do padre. Assim a primeira etapa é descobrir em qual comunidade cristã ocorreu o batismo. Nessa fase a ajuda da família é fundamental, sobretudo quando os interessados não se recordam da cerimônia. Posteriormente a essa descoberta, faça o seguinte:

  1. Siga até a igreja, e vá na secretaria paroquial, espaço onde se assemelha a parte administrativa;
  2. Serão solicitadas informações de filiação, nome completo, data de nascimento ou outros dados no qual ajudem a encontrar seu batistério no livro de registro da igreja.

Conforme procedimentos da paróquia, será dado um prazo a você receber o exemplar de seu batistério.

Outras dicas para emitir sua certidão

No entanto, se ficou difícil saber onde ocorreu a cerimônia do seu primeiro sacramento, veja outros caminhos nos quais vão lhe ajudar na dúvida:

  • Procure o registro de casamento dos seus pais, é possível o batizado ter acontecido na mesma diocese;
  • Faça uma lista das paróquias de sua cidade, e pesquise nas mais próximas da casa onde passou a infância;
  • Filhos de militares são batizados por capelão militar, ou seja, a informação estará na base onde nasceram.

Nos processos de solicitação da dupla nacionalidade além da certidão de batismo, a certidão de nascimento oficial será importante. Nesse caso, você conta com a facilidade do pedido online a fim de pedir a sua cópia, basta clicar aqui e solicite esse documento. O procedimento online é simples e descomplicado, ideal a quem não possui tempo para ir pessoalmente solicitar a certidão de batismo.

Saiba como fazer a retificação de certidão de nascimento agora!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Por Luciano Batista de Lima

Acadêmico de Direito. Experiência:  13 anos de atuação em Cartório de Registro Civil em Santa Catarina, sendo que destes, 8 anos foram como Oficial Substituto.

Comentários

Conteúdos Relacionados

Dupla Cidadania: Conheça os benefícios de ter uma!

Dupla Cidadania: Conheça os benefícios de ter uma!

Você já deve ter ouvido falar de Dupla Cidadania, Cidadania Múltipla e Dupla Nacionalidade. Esses três conceitos são bem relacionados e por muitas vezes são confundidos. Em geral, as pessoas entendem que tem a ver com o exercício de direitos e deveres enquanto...

ler mais
Menor pode registrar filho? Saiba como funciona!

Menor pode registrar filho? Saiba como funciona!

Você está se perguntando se menor pode registrar filho, então precisa acompanhar esse texto para esclarecer todas as suas dúvidas. Existem algumas obrigatoriedades que devem ser cumpridas logo após o parto, como dar entrada no registro de nascimento. Essa certidão...

ler mais