Consulta protesto pelo CPF ou CNPJ! Saiba como fazer!

Escrito por Luciano Batista de Lima
Publicado em 16 jul 23
Consulta protesto

Conteúdo da Matéria

A consulta protesto por CPF ou CNPJ é um dos requerimentos jurídicos para realizar determinados atos e pode impactar diretamente a vida de pessoas físicas e empresas.

Por se tratar de tema importante para diferentes campos, como negócios ou situações da vida bancária, é importante conhecer como efetuar a consulta de protesto e saber quais são os documentos necessários.

Faça a sua consulta protesto de maneira prática com as informações que separamos neste artigo.

Consulta protesto: Como é feita?

A consulta protesto tem como objetivo principal certificar o não pagamento de uma dívida por pessoa física ou pessoa jurídica, assim como o descumprimento de obrigações fundadas em títulos extrajudiciais, como os famosos cheques e notas promissórias.

Nesse sentido, o protesto consiste em um ato formal e solene, que deve obedecer a certos ritos estabelecidos em Lei, embora os cartórios de protestos não tenham natureza judicial.

No Brasil, a lei responsável por definir e regulamentar os serviços relativos ao protesto é Lei n° 9.492/97, que também trata dos ritos e prazos para que o protesto seja feito.

Caso uma pessoa suspeite que há um protesto em seu nome, deve efetuar a consulta de protesto para obter um dos seguintes resultados:

  • Certidão negativa de protesto – neste caso, o resultado é que não há nenhum título ou dívida protestada no CPF ou CNPJ consultado
  • Certidão positiva de protesto – aqui, o protesto já existe em CPF ou CNPJ e é possível consultar dados adicionais sobre o protesto, sobre quem é o credor e qual é o título ou dívida protestada.

Embora o registro do protesto por parte do credor (quem tem direito a receber valores devidos por você) seja ato formal, a consulta de protesto pode ser feita por qualquer pessoa.

Quem tiver os dados completos da pessoa física ou pessoa jurídica podem efetuar a consulta do protesto em cartórios.

No Brasil, as informações constantes no Cartório de Protestos não são públicas, para obter acesso a mais informações sobre a dívida, é preciso pagar os valores determinados por cada cartório.

Assim, se trata essencialmente de uma taxa variável, porque em cada região do país é diferente.

Por se tratar de requerimento simples, a pesquisa de protesto por CPF ou CNPJ exige somente os seguintes documentos:

  • Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica que pretende consultar
  • Número de CPF e RG da pessoa física ou CNPJ, caso se trate de pessoa jurídica
  • Em alguns casos, exige-se o endereço completo da pessoa física ou jurídica.

Com estas informações em mãos, você consegue identificar qual é o número do protesto e em qual cartório o protesto está registrado.

É possível entrar em contato com o Cartório para obter mais informações, como nome do credor, valor da dívida, entre outros.

Para isso, você pode encontrar o endereço do cartório online ou até mesmo solicitar estas informações em cartórios de protesto digitais.

É possível obter certidões com informações de protesto?

Para quem deseja solicitar certidões com informações sobre protesto, é possível fazer do conforto de sua casa, através dos cartórios de registro online:

  1. Acesse o site
  2. Escolha qual a certidão você pretende emitir a segunda via e obter mais informações
  3. Em seguida, adicione os dados essenciais para pesquisa, como nome completo, CPF ou CNPJ e o endereço da pessoa física ou jurídica
  4. Informe o Estado e a Cidade em que estão localizadas as pessoas. Em se tratando de pessoa jurídica, é preciso observar o local das sedes e filiais
  5. Defina qual a certidão para o seu caso, se de “Inteiro Teor”, “2ª via breve relato” ou “2ª via eletrônica”
  6. Adicione o local de entrega das certidões e finalize o seu pedido.

É importante ressaltar que cada certidão possui um tempo de abrangência específico.

Caso pretenda observar um período de tempo longo, prefira a Certidão de Inteiro Teor.

Reconhecer a importância de regularizar suas documentações e situação jurídica é essencial para evitar dores de cabeça.

Essas são as informações sobre a consulta protesto utilizando CPF ou CNPJ! Continue acompanhando nosso site para mais informações!

Receba conteúdos como esse por e-mail!

Fique por dentro dos nossos conteúdos, promoções e novidades.


Comentários

Conteúdos Relacionados

Posso tirar certidao de nascimento em qualquer cartório?

Posso tirar certidao de nascimento em qualquer cartório?

Será que posso tirar certidão de nascimento em qualquer cartório? Existe alguma restrição na solicitação desse documento? Essas podem ser algumas das dúvidas que você pode ter ao solicitar sua certidão de nascimento, e buscando sanar essa dúvidas separamos um conteúdo...

ler mais
Quem pode registrar o filho em cartório?

Quem pode registrar o filho em cartório?

Você sabe quem pode registrar o filho após o nascimento? E como é feito esse processo? O registro de nascimento é um dos primeiros e mais importantes passos legais que garantem ao cidadão uma série de direitos e proteções sob as leis do seu país. Neste artigo,...

ler mais
Como procurar certidão de nascimento pelo nome?

Como procurar certidão de nascimento pelo nome?

Precisa procurar certidão de nascimento pelo nome e não sabe como fazer? Pode parecer um processo complicado, mas essa busca é mais simples do que você pode imaginar. Neste artigo iremos te mostrar como você pode procurar certidão de nascimento pelo nome, continue a...

ler mais